Eliana PG

ELIANA CARNEIRO

Eliana Carneiro é atriz, dançarina, diretora de teatro e cinema, palhaça, contadora de histórias e ilustradora. Montou e dirigiu mais de 20 espetáculos no Brasil. Apresentou-se em várias cidades brasileiras, participou de festivais internacionais na Espanha, Portugal, Itália e Nova Iorque. É fundadora e diretora artística da Cia Os Buriti – Teatro de Dança.
Trabalhou com os diretores de teatro Gerald Thomas na Europa, e José Celso Martinez Correa em São Paulo, cidade onde também recebeu prêmios por algumas de suas encenações, dentre os quais destacam-se:
* APCA de Melhor Espetáculo de Dança de São Paulo
* Indicação ao Prêmio Shell “Melhor Atriz São Paulo”
Formada em pedagogia pela Universidade de Brasília, possui uma especialização em Teatro Experimental da New York University, já lecionou no Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília, na Faculdade de Teatro Dulcina de Moraes e em Portugal, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto.
Atuou em alguns filmes de curta e longa metragem, recebendo prêmios de atuação em festivais de cinema brasileiros. Atuou e dirigiu o curta metragem “Capitão Nazo” e o vídeo dança “Doutora Seemens.” Além de uma série de 12 curtas sobre diversidade para o Instituto dos Direitos da Criança e do Adolescente (Indica) intitulada TODO TIPO DE GENTE.
Tem alguns livros publicados no Brasil com suas ilustrações, histórias e textos de dramaturgia: “O Marajá Sonhador e outras histórias de Mana Nãna”(Editora LGE-D.F); “Lampião no Céu” que recebeu o Prêmio “Selo Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil (Editora Mercúrio Jovem-S.P); “O Pequeno Manual de Corpos e Danças” livro com DVD de técnicas corporais visando à capacitação de arte educadores do ensino básico, fundamental e secundário, (Editora Lamparina-R.J); “O Livro das Pequenas Grandes Perguntas” sobre diversidade religiosa para adolescentes (Indica).
Eliana tem um genuíno e criativo trabalho de arte para todas as idades que funde as linguagens da dança, do teatro, dos bonecos, do cinema e da música com humor, beleza e magia.
Na Caravana Buriti Eliana exerce as funções de coordenadora geral do projeto, ministra o espetáculo-oficina Varal de Histórias, ministra oficinas para professores e apresenta seus espetáculos para a comunidade.