O que é a Caravana Buriti?

A CARAVANA BURITI – ARTE EDUCAÇÃO NA ESTRADA foi idealizada pela Cia Os Buriti, companhia de Teatro-Dança fundada por Eliana Carneiro.

A Caravana Buriti é um projeto de itinerância educacional e artística que se propõe, primeiramente, a desenvolver e a difundir novas metodologias em arte-educação que possam inspirar professores e despertar o interesse das crianças pelas artes, bem como fomentar processos criativos no amplo exercício da cidadania. As oficinas ministradas estimulam a livre expressão gerando autonomia de pensamento e posicionamento crítico, contribuindo com a formação de cidadãos mais capazes de intervir criativamente na sociedade.

O princípio da Caravana é realizar suas atividades em pequenas cidades com pouco acesso aos bens culturais e/ou baixo IDH. As atividades da caravana dividem-se em duas categorias: A realização dos espetáculos-oficina e as apresentações de espetáculos do repertório da companhia.

Normalmente, os espetáculos-oficina são ministrados nas salas de aula de escolas públicas ao passo que os espetáculos da companhia são apresentados em locais públicos como praças, ginásios e centros comunitários. O trabalho da Caravana é realizado em ritmo intenso, durante aproximadamente 10 dias em cada cidade visitada.

Para a viabilizar a itinerância do projeto, a companhia conta com o apoio de seu motor-casa, apelidado de “Carneirinho”. Com ele toda a equipe se locomove, nele fica hospedado e o utiliza como camarim e cenário nas apresentações dos espetáculos para a comunidade.

A visita da Caravana, em princípio, não tem custo para a cidade visitada, a equipe conta apenas com o apoio logístico da prefeitura e das escolas. Desde a sua primeira edição, a Caravana Buriti conta com o apoio financeiro de editais públicos de fomento a educação e a cultura.

A proposta artístico-educacional da Caravana é baseada na troca de saberes e na convivência entre artistas, professores, alunos e a comunidade. Em cada cidade visitada temos novas experiências e resultados, o objetivo é que todos os envolvidos transformem-se enquanto indivíduos e cidadãos.

Logo Caravana